TV e Portal Cultura preparam transmissão ao vivo do desfile das Escolas de Samba

 

Após dois anos sem desfile de carnaval na capital paraense, a Aldeia Cabana voltará a receber o brilho e a alegria das Escolas de Samba de Belém. O desfile terá a transmissão ao vivo e exclusiva da TV e Portal Cultura. A programação começará, nesta sexta-feira (10), com a cobertura da equipe de jornalismo com flashes mostrando as apresentações das agremiações do grupo de acesso, e segue no sábado e domingo (11 e 12), com transmissão ao vivo dos desfiles das equipes carnavalescas do grupo especial, no canal 2.1 da televisão e no www.portalcultura.com.br, comandada pelos apresentadores Anna Paula Mello e Isidoro Calixto. A TV Brasil também exibirá flashes das apresentações.

Para o presidente da Liga das Escolas de Samba, Fernando Guga Gomes, o momento é de extravasar o sentimento represado por dois anos devido a paralisação do evento, ocasionado pela pandemia da Covid-19. “É uma explosão de sentimentos de todas as agremiações, são muitas pessoas envolvidas no carnaval, desde uma bateria que tem 200 ritmistas até os quesitos, os casais de mestre-sala e porta-bandeira, as comissões de frente, cantores, são muitos protagonistas envolvidos que estão com esse sentimento preso no coração. Então a gente é grato a essa parceria com a Funtelpa, pois democratiza nosso espetáculo, possibilitando todo o Estado e país de assistir nosso trabalho, nossa arte e isso é muito bacana, as pessoas que não podem vir a Belém vão acompanhar uma festa muito bonita, eu tenho a certeza que quem assistir vai se encantar com os enredos e com as apresentações, enfim, todos ganham”.

Desde 2019 a TV e Portal Cultura realizam o resgate da transmissão do desfile oficial das escolas de samba de Belém, que ficou sem ser exibido por quase uma década. Este ano o evento foi também abordado durante a grade de programação da emissora por meio dos videoclipes produzidos pelas agremiações e, ainda, dentro do programa Sem Censura, com a presença de parte das escolas de samba, para falar sobre o tema trabalhado em 2023.

De acordo com Hilbert Nascimento, titular da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), o intuito é recuperar a grandiosidade do carnaval que já foi considerado um dos melhores do País. “Nós estamos retomando as transmissões do carnaval paraense após a pandemia e vamos poder fazer uma cobertura grandiosa assim como fizemos em 2019, ainda no primeiro ano dessa gestão. Retornaremos em 2023 para mostrar à população paraense esse resgate do carnaval de Belém, que tem muito a ver com a nossa cultura popular, o carnaval de Belém já foi considerado, no final da década de 70 e início da década de 80, o melhor carnaval do Brasil e agora a TV Cultura do Pará, transmitindo em parceria com a Liga das Escolas de Samba, fortalece ainda mais essa missão de fomentar e promover ainda mais a cultura paraense”.

“Nossa transmissão volta com força total, 10 escolas, cada uma delas com cerca de 1.500 brincantes, e nossa equipe muito atenta para colocar um material de melhor qualidade no ar considerando que nós somos uma emissora pública e educativa, fazendo com que o carnaval de Belém volte ao seu ápice de outrora”. Reforça a diretora de Televisão da Funtelpa, Vanessa Vasconcelos.

E em meio à beleza, cores e brilho transmitidos pela televisão, o carnaval de Belém também é formado por histórias e relações que fazem do espetáculo uma explosão de amor na avenida. É o caso da Gisele Moraes e a família, a artesão conta que o envolvimento dela com a Império do Samba Quem São Eles, agremiação localizada no bairro Umarizal, iniciou ainda com a avó Laura que, junto de amigos, ajudou a fundar a “Quenzão”.

A tradição seguiu com a mãe de Gisele, desfilando pela escola como passista durante anos e, quando deu a luz aos quatro filhos, passou a levá-los para o barracão. Assim nasceu a devoção de Gisele pela escola de samba que, depois de também seguir os passos da mãe como passista da escola, atualmente ajuda a produzir adereços e alegorias no galpão onde, segundo ela, a magia vista durante a transmissão do desfile acontece.

Hoje a artesã já é avó e acompanha a evolução da neta de 11 anos dentro da escola que, em 2023, se apresentará pela segunda vez como porta-bandeira mirim. “É uma sensação gratificante de dever cumprido, tem muito amor envolvido por esse pavilhão grená e branco e eu agradeço a Deus por vivenciar todos esses momentos, fazendo com amor tudo o que minha vó e minha mãe me ensinaram em termo de cultura e respeito ao carnaval”.

SERVIÇO

A TV e o Portal Cultura iniciam a cobertura dos desfiles das escolas de samba do grupo de acesso, na sexta-feira (10), a partir das 19h.

No sábado (11), transmitem o primeiro dia de apresentações das agremiações do grupo especial a partir das 22h, e no domingo (12), exibe o segundo dia de desfiles do grupo especial a partir das 20h.

Tudo será exibido pelos canais 2.1, na TV, Portal Cultura no Youtube e Facebook, além do www.portalcultura.com.br.   Secom Pará

Postar um comentário

0 Comentários